top of page

O “zumbido” está te incomodando?

Atualizado: 22 de nov. de 2018

Corra para um otorrino!

O ambiente é totalmente silencioso. Não há barulho de crianças brincando, cachorro latindo, motor de carro, TV ligada.... mas lá no fundo de seu ouvido, um ruído insiste em perturbar esse silêncio, como um “zumbido”, um chiado que não se sabe de onde vem. E incomoda muito!


O zumbido, também conhecido no meio médico por tinnitus, pode ser leve (percebido somente no silêncio) ou intenso (quando persiste o dia todo) e é um problema que afeta principalmente a população mais idosa. Lesões no interior do ouvido, infecções, hábito de ouvir música e outros sons no volume muito alto, traumatismo na cabeça, acúmulo de cera , estresse e ansiedade estão entre algumas causas desse mal-estar. As alterações hormonais, hipertensão, ATM (articulação temporomandibular) , colesterol e glicemia fora dos padrões de normalidade também podem influir no quadro. E, não raro, o zumbido vem acompanhado de sintomas como tonturas e desequilíbrio.


Nessas condições, consultar um Otorrinolaringologista é a melhor decisão. Através de uma avaliação clínica completa, e de outros exames complementares minuciosos (como Audiometria e Exame Otoneurológico), o especialista terá um diagnóstico preciso e, assim, iniciar o tratamento adequado para a cura. O uso de aparelhos auditivos pode ser indicado, em casos mais graves.

Vale se apegar nas orientações abaixo, a fim de evitar que o zumbido não comprometa a sua rotina e qualidade de vida:


- cuide da qualidade do seu sono, dormindo de 6 a 8 horas por dia;

- café, açúcar, bebida alcoólica, cigarro, refrigerante contém substâncias que podem potencializar o problema. Evite consumi-los.

- Invista numa alimentação saudável, ingerindo frutas, verduras, legumes, pouca fritura, sucos naturais;

- pratique alguma atividade que trabalhe o relaxamento físico e mental (ioga, meditação).

- terapia com acupuntura também ajuda. Procure um profissional habilitado.


E lembre sempre disso: obedeça às instruções de seu médico e não adie o tratamento.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page