Dezembro Laranja na prevenção do câncer de pele
- Angélica Soller
- há 1 minuto
- 3 min de leitura

21 de Dezembro. Verão chegando com força total. E junto com ele, a campanha Dezembro Laranja, que remete à cor do sol e, oportunamente, coloca na pauta do dia um tema super importante: a prevenção do câncer de pele, o tipo cancerígeno mais recorrente no Brasil.
Cuidar do maior órgão do corpo humano requer atenção, observação e rotinas que devem ser adotadas não só na estação mais quente do ano, mas todos os dias para evitar que a pele sofra danos maiores e prejudiciais à saúde.
No verão, com a maior intensidade de exposição ao sol, é fundamental ficar de olho nos sinais que surgem na superfície da pele e não negligenciar qualquer “pinta”, mancha ou ferida que demorem para desaparecer ou cicatrizar.
O autoexame regular da pele na hora do banho ou em frente ao espelho é uma prática essencial. Aqui, destacamos as principais evidências de que é hora de procurar ajuda médica para o diagnóstico preciso:
- Manchas que coçam, ardem, escamam e sangram.
- Sinais ou “pintas” que mudam de cor e de tamanho.
- Feridas que não cicatrizam por mais de quatro semanas.
- Mudanças na textura da pele.
Para facilitar o reconhecimento da doença em seu estágio inicial, existe a regra do ABCDE: Assimetria, Borda, Cor, Diâmetro, e Evolução.
- Assimetria: imagine uma divisão no meio da “pinta” e verifique se os dois lados são iguais. Se apresentarem diferenças deve ser investigado.
- Bordas irregulares: verifique se a borda está irregular, serrilhada, não uniforme.
- Cor: verifique se há várias cores misturadas em uma mesma “pinta” ou mancha.
- Diâmetro: veja se a “pinta” ou mancha está crescendo progressivamente.
- Evolução: Modificação das características das “pintas” ao longo do tempo.
Alguns fatores de risco também deve ser considerados:
- Exposição solar: pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção têm risco aumentado. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu, maior é o risco de desenvolver câncer de pele.
- Características da pele: pele clara, olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos; pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol; pessoas com muitas “pintas” espalhadas pelo corpo.
- Histórico pessoal: quem já teve um câncer de pele ou lesão pré-cancerosa anteriormente, têm mais chances de desenvolver um novo melanoma.
- Histórico familiar: o melanoma é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença.
No dia-a-dia, atente para essas recomendações:
- Evite a exposição excessiva ao sol das 10h às 16h. Ao sair de casa, use chapéu, viseira ou boné, roupas de algodão ou de tecido leve, e óculos escuros. Esses acessórios, além de protegerem, ainda conferem um charme especial ao visual.
- Aplique diariamente o protetor solar. Use aqueles que tenham, no mínimo, fator de proteção solar 30 (FPS 30). Reaplique o produto a cada duas horas, principalmente se estiver na piscina, ou fazendo atividades ao ar livre.
- Para melhor resultado, o protetor solar deve ser aplicado pelo menos meia hora antes de sair ao sol, para que a pele absorva os seus ativos de proteção. E lembre-se de proteger o rosto, a careca, orelhas, lábios, dorso das mãos, e, se estiver na praia ou piscina, espalhe o produto nos pés e umbigo, áreas muitas vezes esquecidas.
- Mantenha bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
Consulte o seu médico anualmente e se houver qualquer incidência de algo diferente na pele, ele indicará um dermatologista para uma investigação mais completa do quadro. Um exame clínico consegue identificar precocemente algum sinal maligno e proceder ao tratamento rapidamente. Diagnosticada em seu estágio inicial, as taxas de cura do câncer de pele são altíssimas.
L'Organi Clínica Médica
R. Antônio de Macedo Soares, 1760
Campo Belo - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5533-5522
WhatsApp: (11) 95043-5522






Comentários