top of page

Que frio!


A estação mais fria do ano está chegando e, junto com ela, as doenças típicas de inverno que costumam afetar o sistema respiratório, ouvido, nariz e garganta. Somam-se ainda a baixa umidade do ar e o aumento da poluição atmosférica, muito comuns nesse período, o que contribui para agravar a situação. É quando o organismo pede socorro para tratar as alergias respiratórias, gripes, resfriados, tosse, inflamações na garganta, otite, rinite, sinusite e, mais recentemente, a Covid-19. Por isso, é fundamental a prevenção por meio das vacinas (Covid, Influenza) e a adoção de simples condutas no dia-a-dia para evitar complicações futuras.

Siga as orientações da equipe de Otorrinolaringologistas da Clínica L’Organi e não permita que o frio prejudique a sua saúde:


-Alimente-se bem, colocando no cardápio frutas, vegetais, vitaminas, proteínas, minerais, promovendo uma dieta equilibrada para favorecer a alta imunidade.


- Beba pelo menos dois litros de água por dia para hidratar a pele e o corpo, mesmo que não tenha sede.


- Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e fora dos horários de pico de poluição atmosférica, em geral no final do dia.


- Aplique soro fisiológico nas narinas e olhos para mantê-los sempre lubrificados.


- Se for necessário, faça inalação. O procedimento ajuda na limpeza e hidratação das vias respiratórias, facilitando a eliminação de secreções e levando a medicação até os brônquios com muita rapidez.


- O umidificador ajuda a repor a umidade do ar quando o clima está seco. Se possível, tenha em casa esse aparelho. Ou espalhe pelos cômodos recipientes com água para ajudar a umidificar o ambiente.


- Fique longe de aglomerações.


- Mantenha o uso de máscara em lugares fechados, consultórios médicos, hospitais e nos transportes públicos para se proteger de eventuais contágios.


- Aplique álcool gel nas mãos para evitar a contaminação ao tocar em objetos e dinheiro.


- Se os seus olhos estão secos, avermelhados, coçando e com secreção, pode indicar um quadro de conjuntivite, doença altamente contagiosa. Não compartilhe toalhas e evite tocar nos olhos enquanto estiver com a doença para evitar a propagação do contágio e procure orientação médica.


- Proteja os ouvidos do vento frio para se precaver da otite. Se a dor de ouvido já se instalou, consulte um otorrinolaringologista para que ele prescreva a medicação correta.


- Durante a crise alérgica, evite perfumes e odores fortes para não potencializar ainda mais os sintomas.


- Deixe as janelas abertas para circular o ar e arejar o ambiente.


- Exponha as roupas de inverno ao sol (cobertores, edredons, roupas de lã etc.) para eliminar o cheiro de mofo que se formou pelo tempo que ficaram guardadas.


- Opte por roupas de malha, moleton, nylon ou couro, ao invés da lã.


- Passe pano úmido nos pisos e nos móveis para não levantar poeira.


- Limpe os filtros e dutos do ar-condicionado e aquecedores, evitando a proliferação de fungos e bactérias que se dispersam no ambiente ao serem ligados.

- Produtos de limpeza com cheiro forte, substitua pelo álcool.

- O vento gelado e o tempo mais seco tendem a deixar a pele ressecada. Por isso, habitue-se a usar hidratantes específicos para o rosto e corpo e lembre-se do protetor solar, mesmo em ambientes fechados.


E lembre: se os problemas persistirem, procure um médico a fim de que o quadro não se agrave. Não tome remédio por conta própria. A automedicação é perigosa.


Ponha em prática e compartilhe esses conselhos. Eles serão muito úteis para que os dias mais frios do ano sejam saudáveis e livre de doenças.


Pode agendar uma consulta presencial ou a distância. Para o agendamento basta clicar no link: http://bit.ly/2J3addm




Clínica L'Organi


📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760


Campo Belo – São Paulo


(11) 5533-5522


(11) 95043-5522

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page