top of page

Mitos e verdades sobre fone de ouvido



Há quem não dispense o fone de ouvido ao fazer uma viagem, durante as caminhadas nas ruas ou parques, na academia, no trânsito, ou mesmo em casa, quando quer ter um momento à sós, sem incomodar ninguém. Este acessório, sem dúvida, tornou-se atualmente um grande parceiro no dia a dia das pessoas.


Mitos e verdades, no entanto, costumam rondar esse assunto. Por isso, atente para algumas dicas de boa utilização desse dispositivo, para não comprometer a sua audição.


- O fone de ouvido prejudica a audição?

Depende. Ouvir música no volume máximo e por longos períodos, a sua audição poderá ser afetada sim, principalmente se o acessório for do modelo intra-auricular, aquele que é colocado dentro da orelha. Já os headphones prejudicam menos, pois ao envolver toda a parte externa da orelha, a saída do áudio fica mais distante dos canais auditivos. Vale o bom senso: no volume médio, o som chegará mais confortável aos seus ouvidos, sem causar dor ou fadiga, e não representará danos auditivos.


- Usar fone de ouvido em lugares barulhentos ajuda minimizar os ruídos?

Mito. Se o barulho for intenso, a tendência é aumentar o volume do fone de ouvido para que o ruído externo não interfira no que se está ouvindo. E, ouvir no mais alto som, pode ser prejudicial, muitas vezes causando dor de cabeça e tontura.


- Não se deve usar o fone de ouvido só de um lado.

Verdade. Ouvindo apenas de um lado, você perde muito da performance da música, deixando de captar todos os instrumentos que dela fazem parte.


- Não se deve compartilhar o fone de ouvido com outras pessoas.

Verdade. Principalmente se for fone intra-auricular. O acessório deve ser de uso estritamente individual. É importante também higienizá-lo com álcool, a fim de eliminar sujeiras e poeira que nele se depositam.


Realmente o fone de ouvido é um ótimo acompanhante para as atividades físicas. É muito mais gostoso fazer caminhadas, correr, se exercitar

ouvindo as suas músicas prediletas. Por isso, defina a sua playlist e mexa-se. Só não extrapole o volume.


Cuide com carinho de seus ouvidos.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page