top of page

Dicas caseiras que ajudam a prevenir a dor de ouvido.


Janeiro, verão, piscina, mar, férias...otite. Um quadro que costuma se repetir nesse período do ano e requer alguns cuidados para que o problema não se agrave. A otite, também conhecida como dor de ouvido, é uma infecção causada por bactéria, que se aloja na parte mais externa da orelha, acometendo principalmente bebês e crianças, além de adultos, em menor escala.


O aumento da frequência em piscinas e praias nessa época de calor favorece muito a proliferação de bactérias no canal do ouvido, trazendo dor, vermelhidão, coceira, inchaço, podendo haver secreção (pus) e febre.


O otorrinolaringologista, por meio de um otoscópio, vai observar o interior do ouvido e orientar sobre o uso de medicamentos tópicos e também anti-inflamatórios, analgésicos e, se necessário, antibióticos. Em geral, o tratamento pode durar até três semanas, porém já nos primeiros dias a melhora é considerável.


Algumas dicas caseiras, no entanto, devem ser seguidas para se prevenir desse desconforto. Siga essas instruções e previna-se da otite:


- Evite limpar o ouvido com cotonetes, dedos ou objetos pontiagudos. Prefira o uso de toalhas macias e seque delicadamente a orelha.


- Não remova a cera que se acumula no ouvido. Ela é uma defesa. Caso esteja incomodando, procure ajuda médica para que o excesso seja eliminado com todo o cuidado necessário.


- Ao lavar o cabelo, incline a cabeça para baixo, a fim de que a água do enxágüe não penetre no interior do ouvido.


- Se perceber a presença de secreção, nunca faça a limpeza em casa. Você pode perfurar os tímpanos, piorar a infecção e até comprometer a audição.


- Para aliviar, use compressa morna ou passe uma toalhinha com o ferro quente e coloque na orelha. Descanse.


Aos primeiros sintomas, procure um médico. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

548 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page