top of page

Deu a louca no tempo!


Os números assuntam. Em pleno inverno, temperaturas acima de 30 graus. Em menos de 24 horas, os termômetros despencam para um frio arrepiante de 12 graus, ou menos. E pra piorar a situação, o tempo muito seco. A baixa umidade do ar chegou a registrar índices de 20%, configurando-se clima de deserto (o mínimo aceitável deveria estar entre 45 e 60%), O resultado dessa “gangorra climática” não poderia ser outro: o aumento de casos de sinusite e outros incômodos do sistema respiratório. As pessoas que sofrem com doenças das vias respiratórias de forma recorrente, a recomendação é buscar tratamentos preventivos para evitar que o problema se agrave quando a crise se instalar.


O alerta é preocupante. Só no Estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde apurou que de janeiro a junho de 2023 os casos de sinusite aguda e crônica explodiram nas unidades de atendimento ambulatorial, comparando-se com o mesmo período do ano passado, registrando aumento de 96%.


A sinusite é a inflamação nos seios da face causada pelo excesso de muco acumulado, provocando fortes dores nas maçãs do rosto, nariz, ao redor dos olhos, testa e crânio. Somam-se a esses sintomas, a dor de cabeça permanente, a obstrução nasal, a tosse e muitas vezes febre, dor de garganta e dificuldade de respirar pelo nariz.

A doença é diagnosticada por meio de um exame clínico, feito pelo otorrinolaringologista, que diante do quadro apresentado pelo paciente vai prescrever medicamentos para fluidificar e eliminar a secreção (geralmente esbranquiçada, amarelada e ou esverdeada) e para diminuir a dor.


Não espere a situação chegar ao extremo para procurar ajuda médica. A prevenção ajuda muito a atenuar o problema, evitando assim a evolução da doença para quadros mais graves.

Alguns cuidados incorporados à rotina podem fazer a diferença na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de quem tem sinusite e outras patologias das vias orais.


Acompanhe:


- Faça lavagens nasais várias vezes ao dia, com soro fisiológico para lubrificar as narinas.


- Utilize inaladores para fazer inalação com soro fisiológico. Esses aparelhos facilitam a eliminação do muco retido, aliviando os sintomas.


- Repouse e tome bastante líquido. Habitue-se a deixar sempre uma garrafa de água por perto e hidrate-se, mesmo se não sentir sede.


- Durante a crise, procure dormir com a cabeça um pouco mais elevada. Essa posição favorece a drenagem das secreções.


- Combine o funcionamento do ar-condicionado com o umidificador, no mesmo espaço, inclusive no carro (o mercado dispõe de umidificador para carro, com cabo USB). Desta forma, o umidificador vai repor a umidade do ar, deixando o ambiente mais saudável para o organismo.


Lembre-se: não só a sinusite, mas a gripe, os resfriados, a covid, as rinites alérgicas, a pneumonia, entre outras patologias, formam o elenco de enfermidades que normalmente acometem as pessoas durante o inverno ou quando ocorre oscilações bruscas de temperatura. Por isso, procure sempre orientação médica para a prescrição do medicamento correto e mantenha a carteira de vacinação em dia para se proteger e se imunizar.


Clínica L'Organi

📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760

Campo Belo – São Paulo

(11) 5533-5522

(11) 95043-5522

14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page