top of page

Cuide-se para não adoecer no verão


Engana-se quem pensa que as infecções respiratórias só acontecem no inverno. No verão, as temperatura elevadas, poluição e baixa umidade do ar formam a combinação perfeita para desencadear sinusite, faringite, amigdalite, gripe, pneumonia e asma, principalmente em crianças, idosos e pessoas com predisposição a contrair essas patologias. E como estamos em pleno verão, coloque em prática alguns cuidados simples e que podem fazer toda a diferença na prevenção desses problemas.


- Hidrate-se, mesmo que não tenha sede. Beba de 2 a 3 litros de água nos dias mais quentes para aliviar o calor. Habitue-se a carregar uma garrafinha de água se for caminhar, ou mesmo no porta-luvas do carro.


- Mantenha as mucosas sempre úmidas, aplicando soro fisiológico nas narinas. Lembre-se que, depois de aberto, o produto deve ser conservado na geladeira por até 15 dias. Ou opte por adquirir o soro nas embalagens de dose única (flaconete).


- Tenha em casa ou no trabalho um umidificador. Esses aparelhos repõem a umidade relativa do ar deixando o ambiente saudável para o organismo.


- O ar-condicionado é refrescante, mas também deixa mais seco o ar que circula no local. Por isso combine o seu funcionamento com um umidificador. Os dois aparelhos podem agir simultaneamente, no mesmo espaço.


- Evite exercícios físicos entre 11h da manhã e 5h da tarde, quando a liberação de ozônio é maior e consequentemente haverá mais concentração de poluentes.


- O uso de inalador também ajuda muito a aliviar o desconforto causado pelas alergias respiratórias. Sua função é fluidificar, hidratar e limpar as vias respiratórias, facilitando a eliminação de secreções.


- Abra as janelas de sua casa e deixe que o ar circule por algumas horas, mantendo os ambientes arejados.


- Se for fumante, não fume em locais fechados. A fumaça do cigarro é prejudicial à saúde, principalmente onde há crianças e idosos.


- Durante as refeições, inclua alimentos com alto teor de água, como saladas e frutas (abacaxi, melão e melancia).


Ajude a divulgar essas práticas rotineiras. Assim, preserva a sua saúde e o seu bem-estar.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page