top of page

Como está a sua saúde bucal?

Atualizado: 6 de jul. de 2022


Você já teve problemas que se manifestaram na boca, como afta, boca seca, lesões nas mucosas, bolhas, sangramentos, nódulos, língua vermelha ou pálida, com aspecto “careca” ou com a sensação de que está maior do que o normal?


Fique atento a esses sinais e sintomas, observe cuidadosamente a sua língua, bochecha, gengiva e céu da boca. Se perceber algo estranho nessa região, é hora de consultar um profissional da área da Estomatologia, especialidade da Medicina direcionada ao tratamento de lesões da mucosa oral, que podem ser provocadas em decorrência de outras enfermidades, como as doenças sistêmicas, hematológicas, infecciosas e virais (doenças sexualmente transmissíveis, entre elas HPV, Sífilis, HIV).


O que ainda poucos sabem é que muitas doenças hematológicas - desde as mais comuns, como a anemia, até as mais graves (leucemia, linfoma)- podem se manifestar por meio das mucosas orais.




A Dra. Rita de Cassia Soler, otorrinolaringologista e estomatologista da Clinica L’Organi explica: “A queimação e a secura na boca, a língua careca (lisa) e de coloração pálida podem apresentar um quadro de anemia por deficiência de ferro, e o paciente necessita de reposição para o tratamento”. De acordo com a doutora, a anemia também pode ser resultado da falta de vitamina B12 no organismo, diagnosticada pela análise da mucosa oral, onde se percebe a língua maior, mais avermelhada, áspera e que geralmente incomoda muito o paciente. “O hemograma completo, as dosagens de vitaminas vão indicar se o paciente necessitará repor em seu organismo, para se estabilizar”.


Além da anemia, outras doenças são tratadas pelos especialistas em Estomatologia. Alterações na mucosa gengival (palidez, sangramentos, inflamações), perda de dentes, nódulos e úlceras (lesões) na cavidade oral, são algumas das patologias que merecem investigação para saber as causas e iniciar o tratamento adequado.


Por isso é muito importante prestar muita atenção caso perceba algo diferente nas mucosas orais, pois aí pode estar a porta de entrada de fungos, bactérias e vírus capazes de levar a um quadro infeccioso mais grave, como as manifestações que ocorrem nos linfomas e leucemias.

Cuide bem de sua saúde bucal e evite complicações mais sérias.


A Clínica L'Organi esta situada na Rua Antonio de Macedo Soares, 1760

no bairro Campo Belo em São Paulo

Caso precise agendar uma consulta com nossa especialista utilize estes telefones (whatsApp):

(11) 5533-5522

(11) 95043-5522



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page