top of page

Pandemia: Mantenha os cuidados e as restrições.



Dezembro de confraternizações, encontros familiares na ceia natalina, festas de Ano Novo, verão na praia, piscina, parques e bares...Sinônimo: aglomeração. Este é o cenário atual, exigindo extrema precaução para que essa pandemia não se agrave ainda mais, “azedando” momentos tão especiais e fraternos.


A Clínica L’Organi reforça os cuidados que devem ser tomados nesse período crítico, onde cautela e respeito a si e ao outro são as palavras-chave.


O Covid 19 é um vírus que se espalha com muita rapidez e intensidade, basta encontrar um ambiente propício para ele se instalar e se multiplicar com força total. Por isso, leve a sério essas recomendações:


- O vírus sobrevive em locais abertos e arejados. Ao caminhar pelos parques, ruas da vizinhança e na praia não dispense o uso da máscara.


- Lembre-se que muitas pessoas podem estar contaminadas e assintomáticas, disseminando o vírus ao respirar, falar, tossir, espirrar. O uso de máscara é fundamental.


- Atente para o tipo de máscara que está usando. Se for de tecido, deve ter a trama bem fechada, confeccionada em duas ou três camadas, para que consiga barrar a entrada de eventuais gotículas infectadas. Máscaras de crochê, nem pensar!


- A máscara deve cobrir nariz e boca. Para mais segurança, pode se estender até o queixo.


- O uso de álcool gel 70% é imprescindível para higienizar as mãos ao tocar em maçanetas, torneiras, elevadores, dinheiro, direção do carro etc. Tenha sempre um recipiente na bolsa, no porta-luvas e espalhados pela casa.


- No transporte público (ônibus, metrô, uber) evite o contato com a boca, nariz e olhos. Aplique álcool gel 70% nas mãos e, ao chegar ao destino, lave-as muito bem com água e sabonete.


- Ao voltar pra casa, retire as roupas, deixe arejando por pelo menos 8 horas, ou lave-as. A máscara deve ser trocada e lavada todos os dias e sempre que se apresentar úmida.


- Se houver uma pessoa infectada na sua casa, o isolamento social deve ser seguido pelos moradores que convivem com esse indivíduo contaminado. Todos devem cumprir o período de quarentena de 14 dias, mesmo sendo um portador assintomático.


- Para proteger os ambientes doméstico e profissional, limpe muito bem com água sanitária, desinfetante ou álcool, pisos, balcões, mesas, cadeiras, maçanetas, telefones etc.. Não compartilhe canetas, copos, toalhas entre outros itens.


Não negligencie essas orientações. Lembre-se também que a reinfecção pelo Coronavírus é fato. Em caso de apresentar algum sintoma, procure o seu médico por teleconsulta antes de se dirigir ao Pronto Socorro, a fim de evitar aglomerações e o risco de contágio.


A hora é de combate ao inimigo. Não relaxe e nem subestime essa terrível doença.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page