top of page

Outubro Rosa: aprenda a fazer o autoexame de mama


Outubro Rosa: aprenda a fazer o autoexame de mama

Todos os anos, durante o mês de outubro, as campanhas de orientação e esclarecimento sobre o câncer de mama são intensificadas levando à população a se conscientizar sobre essa doença, que se for diagnosticada precocemente, registra um alto índice de cura. "Outubro Rosa", como é conhecido, é lembrado no mundo inteiro, simbolizado por um laço cor de rosa.

Uma das principais recomendações para se detectar alguma anomalia nos seios, é o toque, o autoexame das mamas, uma conduta prática e simples e que deve fazer parte da rotina de todas as mulheres.


Aprenda a fazer o autoexame com base nessas ilustrações do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).


Lembre-se ainda:

- Consulte o ginecologista uma vez por ano a fim de detectar a doença ainda na fase inicial;

- Mulheres a partir de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente. Este exame é capaz de identificar nódulos e tumores imperceptíveis;

- Acostume-se a fazer o autoexame durante o banho ou em frente ao espelho, observando se há algum caroço ou nódulo nas mamas e na região das axilas.


No Chuveiro ou Deitada:













Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.


Diante do Espelho:












Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo











Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.












Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.











Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.


O que procurar?

• Caroços (nódulos).

• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).

• Secreções mamilares existentes.


Orientações

• O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

• O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.

• O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.


Importante:

• O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.



Previna-se!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page