Dormi e acordei surdo
- Angélica Soller
- 11 de abr.
- 2 min de leitura

Surdez súbita.
É a resposta mais provável para quem – de repente – se vê privado da audição, seja de um ou dos dois ouvidos. Quais as causas e sintomas? Como é feito o diagnóstico? E o tratamento? A doença é curável ou é irreversível? Como prevenir? Essas e outras tantas perguntas são as dúvidas mais frequentes de quem foi pego de surpresa e, inesperadamente ficou surdo.
Geralmente a surdez súbita ocorre em um dos ouvidos e é mais frequente em mulheres. Assim que for percebida, deve ser tratada em caráter emergencial, para evitar danos maiores e irrecuperáveis.
São várias as possíveis causas para esta patologia. Entre elas, as infecções virais (herpes, caxumba, sarampo, gripe, covid); uma eventual obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o ouvido interno; as doenças autoimunes; o traumatismo craniano; a doença de Mènière (distúrbio do ouvido interno que causa vertigem, zumbido e perda auditiva); os tumores no nervo auditivo; a esclerose múltipla; até o estresse extremo (burnout) pode comprometer a audição de uma hora para outra.
A pessoa acometida pela perda auditiva repentina ainda pode apresentar episódios de zumbido (tinnitus), tontura, sensação de ouvido “entupido” e dificuldade para entender as conversas no seu entorno.
Durante a consulta médica, o otorrinolaringologista vai avaliar o histórico de saúde do paciente, além de examinar os seus ouvidos e fazer o teste audiométrico que constata o grau da perda auditiva. Também são solicitados exames de sangue para verificar se há alguma infecção, além de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, a fim de investigar outras possíveis causas do problema.
Diagnóstico fechado, o tratamento é iniciado imediatamente, com a prescrição de medicamentos, em caso de inflamação ou infecção viral, ou indicação de aparelho auditivo. Algumas sessões em câmaras hiperbáricas também podem auxiliar na melhoria da oxigenação do ouvido interno, assim como a fisioterapia vestibular, se o paciente sentir tontura associada ao quadro.
Como se prevenir da surdez súbita? Não há uma fórmula totalmente garantida e segura para evitar a perda auditiva repentina e inesperada. Porém, algumas medidas podem ser adotadas e, desta forma, minimizar os riscos de contrair a doença. Por exemplo, utilizar o protetor auricular em ambientes com ruídos intensos; manter um estilo de vida saudável para preservar a boa imunidade do organismo (dieta equilibrada, prática regular de atividade física, evitar o tabagismo); e ouvir música no volume médio ao usar o fone de ouvido.
Dependendo da causa, o tratamento pode se estender por semanas ou meses para que a audição retorne parcialmente ou totalmente. No entanto, se detectada surdez permanente, o implante coclear é a recomendação mais apropriada (cirurgia para a implantação de um ouvido biônico).
Por isso, aos primeiros sinais de surdez, seja súbita ou gradual, procure atendimento médico o mais rápido possível para uma recuperação satisfatória e que traga benefícios à saúde física e emocional do paciente.
Cuidar da saúde auditiva é essencial para uma vida equilibrada e de qualidade! 🩺👂
Clínica L’Organi Medicina
📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo São Paulo
(11) 5533-5522
(11) 95043-5522
Comments