top of page

Mesmo no isolamento deixe o Sol entrar


Em tempos de confinamento, nem todos têm a chance de se expor ao sol, pela falta de quintal, varanda ou sacada em casa. E o sol é fundamental na sintetização da vitamina D para manter fortalecidos os ossos, a musculatura e os dentes, além de proteger o coração e o sistema imunológico.

De acordo com as recomendações médicas, são necessários apenas de 10 a 15 minutos por dia de exposição ao sol, de preferência pela manhã, e sem protetor solar. Em contato com a pele, os raios solares ativam a vitamina D, facilitando a absorção do cálcio pelo organismo.

Identifique em sua casa ou apartamento, o local onde bate o sol e permaneça nesse espaço por alguns minutos, deixando pernas e braços descobertos. Complemente com uma alimentação à base de ovos, leites e derivados (queijo, iogurte), sardinha, atum, salmão e carne bovina, que estão entre os alimentos ricos em vitamina D.

E no cardápio dessa quarentena, procure ainda adotar novos hábitos alimentares para beneficiar a sua imunidade. Aposte no poder das vitaminas encontradas nas frutas, vegetais, oleaginosas, produtos de origem animal, peixes e enriqueça a sua dieta no dia-a-dia.



Vitamina A

Presente nos alimentos amarelo-alaranjados, nas folhas verdes escuras e em produtos de origem animal. Pode ser encontrada na cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, entre outros. A Vitamina A aumenta a imunidade e possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres na prevenção do envelhecimento celular. Sua deficiência pode causar prejuízos à visão.


Vitamina B1

Protege o sistema nervoso, estimula o apetite e contribui para o funcionamento da musculatura e do coração. Presente nos cereais integrais, miúdos, carne de porco, nozes, ervilhas, feijão, gema de ovo, cevada, carnes em geral, batata, couve, vagem, quiabo, banana, mamão. Sua carência pode desenvolver problemas cardíacos, neurológicos, dores nas articulações, fraqueza e falta de apetite.

Vitamina B12

É essencial para o bom funcionamento das células, particularmente as da medula óssea, trato gastrointestinal e sistema nervoso. Por isso é muito importante figurar na dieta de pessoas idosas. Está envolvida na produção dos glóbulos vermelhos e pode ser encontrada nos alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes vermelhas, peixes). Sua deficiência causa anemia.


Vitamina B6

Banana, abacate, laranja, tomate, maçã, frango, peixe, porco, ovos, miúdos, aveia, amendoim e soja são alguns dos alimentos que contém Vitamina B6. Ajuda amenizar os sintomas pré-menstruais. Sua deficiência causa problemas de pele como dermatite seborréica.


Vitamina C

Encontrada especialmente nas frutas cítricas, kiwi, melão, laranja, goiaba, acerola, manga, morango, tomate, couve, agrião, tangerina. É muito importante para o crescimento, melhora a imunidade prevenindo resfriados, estimula a síntese de colágeno mantendo a elasticidade da pele, e diminui o estresse. A Vitamina C também ajuda a absorção do ferro no intestino. Sua deficiência pode causar o escorbuto, doença cujos sintomas são sangramento na gengiva e minúsculas manchas na pele.


Vitamina D

A principal fonte de produção da Vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas ativam a síntese desta substância. Peixes gordurosos (como sardinhas, cavala, atum), ovos, margarina e alguns cereais matinais compõem a lista de alimentos onde a Vitamina D está presente. Ela é muito importante para o crescimento e fortalecimentos dos ossos e proteção do coração, influenciando no equilíbrio da pressão arterial. A falta de Vitamina D no organismo pode ocasionar problemas cardíacos, osteoporose, câncer, resfriado e doenças autoimunes. Em mulheres grávidas, pode aumentar o risco de aborto.

Vitamina E

Gérmem de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho e girassol, gema de ovo, nozes, vegetais folhosos e legumes são algumas fontes onde a Vitamina E é encontrada. Poderoso antioxidante, a Vitamina E auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, deixando a pele mais firme pois ajuda na formação de colágeno.


Vitamina K

Presente na alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho, leite. Os vegetais de folhas verde-escuro são as melhores fontes desta vitamina. A Vitamina K está envolvida na coagulação sanguínea e sua deficiência provoca

dificuldade de cicatrização.

Agora que já conhece um pouco mais sobre o poder das vitaminas, olhe bem para o que você consome e saiba que nunca é tarde para mudar a dieta e investir em sua saúde e qualidade de vida. Principalmente quando o momento pede mais atenção à imunidade do organismo.


Entre em contato ou agende já seu horário pelo WhatsApp, basta clicar no link: http://bit.ly/2J3addm Clínica L'Organi. 📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo – São Paulo (estacionamento em frente)

456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page