top of page

As estações do outono e inverno são propícias para se contrair rinite alérgica


Espirros, coceira no nariz, obstrução nasal, coriza são os sintomas mais comuns de quem sofre com a rinite alérgica, doença que costuma piorar muito durante o outono e inverno. Nessa época do ano, as inversões térmicas, o clima seco, o contato com alérgenos (poeira, fungos, ácaros, pelos de animais etc.) e poluentes desencadeiam, com muita facilidade, crises de rinite. E se a pessoa tiver predisposição para asma, poderá ainda sentir falta de ar e cansaço.

Para tratar a rinite, além dos medicamentos apropriados prescritos pelo médico (antialérgicos, descongestionantes nasais e anti-inflamatórios), é fundamental cuidar do ambiente doméstico, a fim de se prevenir do problema.


Siga essas orientações para evitar a rinite alérgica:

- Retire do quarto de dormir tapetes, cortinas e bichos de pelúcia, que armazenam poeira e ácaros.

- Substitua os cobertores felpudos por edredons.

- Exponha a colcha, colchão e travesseiros ao sol.

- Troque a roupa de cama semanalmente.

- Deixe os cômodos da casa bem arejados e permita a entrada do sol.

- Retire a poeira do chão e dos móveis com pano umedecido em água. Evite produtos de limpeza com cheiro muito forte.

- Durante a crise, evite perfumes, odor de cigarro e inseticida para não potencializar ainda mais os sintomas.

- Higienize as narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia.

- Se preciso for, faça inalação. O procedimento ajuda na limpeza e hidratação das vias respiratórias, eliminando secreções.


E, lembre-se: caso os sintomas se prolonguem demais, procure ajuda médica. Não tome remédio por conta própria e nem deixe que a crise de rinite tome maiores proporções.


Precisando de mais informações ou para agendar uma consulta com otorrinolaringologista, basta enviar um WhatsApp clicando no link: http://bit.ly/2J3addm

Clínica L'Organi Medicina & Estética 📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo – São Paulo (estacionamento em frente) (11) 95043-5522 (11) 5533-5522

370 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page