A oscilação de temperatura, gripes e resfriados mal curados, alergias respiratórias e até o retorno ao trabalho presencial, mudando a rotina da pessoa (contato com a poluição urbana, escritórios com ar-condicionado etc.), podem ser fatores determinantes para desencadear uma doença bastante comum e rotineira nos consultórios de Otorrinolaringologia: a Sinusite.
Sinusite é uma inflamação nos seios da face causada pelo excesso de muco acumulado, provocando fortes dores nas maçãs do rosto, nariz, ao redor dos olhos, testa e crânio. Somam-se a esses sintomas, a dor de cabeça permanente, a obstrução nasal, a tosse e muitas vezes febre, dor de garganta e dificuldade de respirar pelo nariz.
A doença é diagnosticada por meio de um exame clínico, feito pelo otorrinolaringologista, que diante do quadro apresentado pelo paciente vai prescrever medicamentos para fluidificar e eliminar a secreção (geralmente amarelada ou esverdeada) e para diminuir a dor.
Outras orientações paliativas também ajudam a prevenir e atenuar o problema:
- Faça lavagens nasais várias vezes ao dia, com soro fisiológico;
- Utilize inaladores para fazer inalação com soro fisiológico para ajudar a amolecer o muco retido e facilitar a sua eliminação;
- Repouse e tome bastante líquido;
- Durante a crise, procure dormir com a cabeça um pouco mais elevada.
Essa posição favorece a drenagem das secreções;
- Inspire o vapor quente que sai do chuveiro durante o banho.
Se perceber que está com sintomas de sinusite, procure ajuda médica imediatamente e faça o tratamento correto. Ninguém merece passar esses dias mais friorentos com o desconforto da dor e a sensação de “peso na cabeça”.
👉Precisando agende uma consulta
Clínica L'Organi Medicina
📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760
Campo Belo - SPaulo
(11) 95043-5522
(11) 5533-5522
Comments