top of page

Voz: você cuida bem dela?


Rouquidão persistente, queimação e dor de garganta, pigarros, alteração no timbre, dificuldade de engolir... Isto te incomoda? Pois saiba que esses sintomas estão entre as principais doenças relacionadas ao aparelho vocal. E se permanecerem por mais de 15 dias, sem qualquer melhora, está na hora de investigar, a fim de evitar que evoluam para um quadro mais grave.


A consulta com o otorrinolaringologista é o destino certo para um diagnóstico preciso e rápido. Por meio da Laringoscopia, o especialista vai analisar minuciosamente a laringe - órgão onde ficam as cordas vocais, responsáveis pela fala- para detectar as causas do problema.


A voz é o instrumento de trabalho de grande parte da população (professores, vendedores, recepcionistas, palestrantes etc.), principalmente dos profissionais que lidam com expressões artísticas, como cantores e atores. Por isso, se ela não se apresenta saudável, pode afetar o desempenho social e profissional da pessoa. Daí a necessidade de se buscar ajuda médica para o diagnóstico precoce e, o quanto antes, iniciar o tratamento, que pode ser cirúrgico e muitas vezes complementado com a ajuda de um fonoaudiólogo.


O tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas estão entre os principais vilões das doenças vocais, responsáveis pela maioria dos cânceres de laringe. Outros fatores como o refluxo gástrico e a presença do vírus HPV (caso a pessoa faça sexo oral com indivíduo infectado) também podem facilitar a instalação da doença.


Saber usar a voz é o primeiro passo para a prevenção. Siga essas orientações:

- Liberte-se do vício do cigarro.

- Consuma bebida alcoólica com moderação.

- Não grite e nem se esforce demais para falar.

- Habitue-se a fazer pequenos intervalos durante o dia para o repouso vocal.

- Invista em atividades antiestresse, que promovam o relaxamento.

- Hidrate-se.

- Evite bebidas geladas, que provocam o choque térmico prejudicando as cordas vocais.

- Mel com limão, maçã e sucos cítricos ajudam a “limpar” a voz.

- Faça gargarejos com água morna e sal

- Aplique soro fisiológico nas narinas e faça inalação.


A voz é um bem precioso. Trate-a com todo o carinho que ela merece!


Precisando agendar uma consulta com otorrinolaringologista? Basta enviar um WhatsApp clicando no link: https://goo.gl/2pRJ9e


Clínica L'Organi Medicina & Estética 📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo – São Paulo (estacionamento em frente) (11) 95686-5522 (11) 5533-5522

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page