top of page

Que sono! Distúrbios Respiratórios do Sono


Sabe aquelas noites em que você vai dormir e rola na cama de um lado para o outro, vira de ponta cabeça, de barriga pra cima, de bruços... e nada do sono chegar? A tal insônia é um mal que acomete muita gente e que prejudica a saúde e a qualidade de vida. Depois de uma noite mal dormida, no dia seguinte você está um desastre: indisposto, com olheiras, distraído e de mau humor. Será que a exaustão e a falta de horas de sono são fundamentais para se atingir o sucesso? Claro que não!

O sono reparador é tão imprescindível como a alimentação, além de fortalecer o sistema imunológico e ser importante para várias funções do nosso organismo. De acordo com as explicações da fonoaudióloga da Clínica L’Organi, Silvia Bertacci Manzi, especialista em Motricidade Orofacial, com certificação em Fonoaudiologia do Sono, são vários os Distúrbios do Sono. A insônia é um deles. Há outros distúrbios, entre eles, os Distúrbios Respiratórios do Sono. O ronco e a apneia obstrutiva do sono se encaixam aqui. A pessoa que apresenta AOS (apneia obstrutiva do sono) frequentemente relata sonolência excessiva diurna, lapsos de memória, falta de concentração e alteração do humor. Mas as consequências não param por aí: alterações cardiovasculares e metabólicas também podem ocorrer. Por isso, é uma doença séria!


“Nos casos de Distúrbios Respiratórios do Sono, é comum a pessoa deitar e dormir quase que imediatamente, podendo cochilar em várias situações do dia. No entanto, quando acorda de manhã sente que dormiu mal, como se não tivesse tido um sono restaurador. Tudo isso, porque cada vez que ocorre um episódio como uma apneia (obstrução total da Via Aérea) ou hipopneia (obstrução parcial), a pessoa desperta, mesmo sem perceber. Afinal, faltou oxigênio, pela obstrução da Via Aérea e elas acabam acordando muitas vezes por noite”, esclarece Silvia Manzi. Não é incomum a pessoa despertar com o próprio ronco, num momento em que a apneia ocorre. Por isso, roncar não é brincadeira. A qualidade do sono dessas pessoas pode ser bem ruim, dependendo da gravidade do caso, sendo importante procurar um médico otorrinolaringologista que poderá indicar o melhor tratamento para cada caso. A terapia fonoaudiológica é uma opção, dentre outros tratamentos como o uso do CPAP - aparelho que mantém a via aérea desobstruída por pressão de ar – e o uso de aparelho de avanço mandibular.


Há também outros recursos que colaboram para a higiene do sono e que vale recorrer a eles a fim de não comprometer a saúde por conta de noites mal dormidas.

Acompanhe essas dicas e tenha uma boa noite.

- Não pratique esportes até 4 horas antes de ir para cama.


- Espere pelo menos 2 horas após o jantar para ir dormir, e evite alimentos pesados que dificultem a digestão.


- Não consuma bebidas alcoólicas e estimulantes como o chá preto, café e refrigerantes para não dificultar o sono.


- Um copo de leite morno com canela proporciona bem-estar e induz o sono.


- Tome um banho morno para relaxar.

- Desligue a TV do quarto.


- Faça uma caminhada depois de jantar, pois ajuda a acelerar a digestão e, ao mesmo tempo, promove o relaxamento do corpo e da mente.


- Procure criar um ambiente relaxante, com pouca luz.


- Ouvir música calma e ler um pouco antes de deitar ajuda a desacelerar e relaxar.


- Adote colchões confortáveis.


- Não leve trabalho para a cama.


- No frio, coloque meias para dormir, pois se o pé não estiver aquecido certamente você vai sentir desconforto.


- Se há ruídos de trânsito na rua, invista em janelas antirruídos para que o barulho externo não atrapalhe o seu descanso ou busque uma solução mais simples e barata, como os protetores auriculares.


Por fim…apague todas as luzes…e durma bem!


Consulta presencial ou à distância: (11) 95043-5522

👉 agende uma consulta clicando no link: http://bit.ly/2J3addm


Clínica L'Organi

Medicina & Estética

📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760

Campo Belo – São Paulo

(11) 5533-5522

(11) 95043-5522

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page