Síndromes gripais - Cuide bem dos sintomas e evite a reincidência
- Angélica Soller
- 12 de jun.
- 2 min de leitura

Síndromes gripais como viroses, Influenza (H1N1), Covid 19, VSR (Virus Sincicial Respiratório) são algumas das doenças respiratórias que estão aumentando nesse período do ano e lotando as unidades de saúde e consultórios médicos. Essas IVAS - como são chamadas as infecções mais leves que afetam as vias aéreas superiores (nariz, garganta, amigdalas, laringe) - se propagam com facilidade, atingindo principalmente os grupos mais vulneráveis, como crianças e pessoas idosas, mas também adultos, cujos filhos se contaminam na escola e acabam por levar a doença pra dentro de casa. O tratamento adequado é fundamental para que o quadro não evolua, não deixe sequelas e nem se torne reincidente.
Os sintomas mais comuns das doenças respiratórias, além do mal-estar geral, são a febre, tosse persistente, coriza, sensação de peso no peito, dor no corpo e até dificuldade para respirar, causando muito desconforto e desânimo.
Na consulta médica, o profissional avalia os sinais apresentados pelo paciente e com o diagnóstico inicia o tratamento sintomático, administrando o medicamento apropriado, de acordo com a gravidade do quadro. Essas infecções respiratórias mais leves, se não tratadas adequadamente podem evoluir e complicar o estado geral da pessoa, podendo, inclusive, necessitar de internação hospitalar.
Uma recomendação importante é o repouso e a adoção de uma alimentação rica em vegetais, frutas, vitaminas pois a dieta equilibrada colabora muito para que o paciente reaja satisfatoriamente ao tratamento. Alguns recursos terapêuticos, como a fisioterapia pulmonar, também auxiliam na recuperação da função respiratória.
Para se prevenir das doenças respiratórias, atualize o calendário de imunização, vacinando-se principalmente contra a Influenza e Covid 19; higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool gel; mantenha distância de pessoas com sintomas de gripe; fique longe de aglomerações; permaneça em ambientes arejados; e use máscara em locais públicos, especialmente em unidades de saúde.
Aos primeiros sinais, não se automedique. Procure atendimento médico com urgência. O diagnóstico precoce é um grande aliado para a manutenção da saúde, evitando complicações futuras.
✅ Agende consulta: (11)95043-5522
Clínica L’Organi
📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760
Campo Belo – São Paulo
(11) 5533-5522
Comments