Que barulho é esse? Você ronca!


“Você ronca”. Alguém já te disse isso? Desagradável ouvir essa afirmativa. E preocupante. O ronco afeta não só a qualidade do sono como também incomoda as pessoas que compartilham do mesmo ambiente. Se este é o seu caso, está na hora de procurar um médico e investigar o que está causando esse distúrbio, para um tratamento adequado.


O ronco ocorre quando há obstrução nas vias respiratórias, causando um efeito vibratório e ruidoso durante a passagem do ar. Há muitos fatores que colaboram para desencadear o ronco. Entre os mais comuns estão dormir decúbito dorsal (de costas), obesidade, sedentarismo, amígdalas e adenóides hipertrofiadas, queixo retraído, pescoço curto, álcool e tabagismo, desvio de septo, obstruções nasais, entre outros.


A apneia obstrutiva do sono – aquelas pequenas interrupções respiratórias e repetitivas que ocorrem enquanto a pessoa dorme- também deve ser muito bem averiguada, até porque, a pessoa pode nem saber que sofre dessa síndrome. E aquele sono que deveria ser reparador, acaba se transformando numa sensação de cansaço e mal-estar no dia seguinte. Além do que, se não diagnosticada e tratada, pode ser um sério fator de risco para a hipertensão, problemas cardiovasculares e outras patologias.


A higiene do sono, no entanto, pode ser alcançada com simples mudanças de hábitos no dia-a-dia. Dependendo do caso, há também a necessidade do uso de aparelhos. E se for detectada alguma incorreção anatômica nas vias respiratórias, o procedimento cirúrgico é a recomendação mais acertada para a solução do problema.


Siga essas dicas e não deixe que o ronco prejudique a qualidade de seu sono e não incomode os seus familiares e amigos:

- Evite refeições pesadas antes de dormir. Consuma alimentos mais leves e de fácil digestão (sopas, saladas, frutas).

- Acostume-se a deitar com o corpo de lado para facilitar a entrada e saída e do ar. Dormir de costas e de bruços é totalmente contraindicado.

- Pratique atividade física regularmente para diminuir o sedentarismo.

- Se estiver acima do peso, procure um especialista em gestão de emagrecimento e inicie imediatamente uma dieta sob controle médico e nutricional.

- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente antes de se deitar.

- Liberte-se do vício do tabagismo.

- Se a musculatura da garganta estiver flácida, um fonoaudiólogo pode ajudar muito com exercícios localizados para fortalecer essa região.

- O aparelho CPAP (sigla em inglês que significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) é uma máscara que cobre o nariz e a boca, ajudando no fluxo de ar. O uso desse dispositivo diminui o ronco e trata a apneia do sono.

- Os dilatadores de narinas também são indicados, principalmente para quem respira pela boca.

- Aparelhos ortodônticos são muito usados em situações em que a mandíbula (maxilar inferior) é curta, interferindo na passagem do ar. Neste caso, um especialista buco- maxilar deve ser consultado, a fim de confeccionar um modelo sob medida.


E lembre-se: ter um sono repousante é sinônimo de saúde e bem-estar! Cuide bem dele!


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