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Outono saudável!


Dia 20 de março começa o Outono. Mas aquele friozinho, tão característico dessa época, parece que chegou mais cedo este ano. A estação do outono é linda, com seus dias ensolarados, que aquecem do frio e deixam a paisagem exuberante. No entanto, é também um período em que se predomina o ar mais seco, trazendo como consequência a proliferação de doenças, principalmente as que afetam o sistema respiratório (asma, bronquite, rinite, gripe, resfriado, tosse, infecção de garganta, sinusite), e às vezes conjuntivite e dor de ouvido.


Por isso, é muito importante adotar alguns cuidados diários para se prevenir de eventuais problemas de saúde. Siga essas recomendações médicas e aproveite o outono com disposição e bem-estar!


- Hidrate-se. Consuma bastante líquido, principalmente água, mesmo não sentindo sede. Habitue-se a deixar sempre um copo d’água em sua mesa de trabalho para ir tomando no decorrer do dia.


- Evite aglomerações e não permaneça muito tempo em lugares fechados, preservando-se de contágios. Deixe as janelas abertas para que o ar circule.


- Lave as mãos com maior frequência e aplique álcool gel, pois ele tem ação antisséptica e evita contaminação. Tenha sempre um pequeno frasco no carro, na bolsa e no ambiente de trabalho.


- Alimente-se bem. Se estiver com o organismo frágil e com baixa imunidade, o organismo torna-se mais vulnerável, facilitando as contaminações.


- A pele também tende a ficar mais ressecada nessa estação do ano. Por isso, lembre-se de aplicar diariamente cremes hidratantes específicos para o rosto, corpo, mãos e lábios.


- Use protetor solar mesmo em ambientes fechados. Ele ajuda a proteger a pele das radiações UV e do vento frio e seco.


- Na hora do banho, opte pela água morna. Banhos muito quentes promovem o ressecamento da pele.


- Preste atenção se os seus olhos estão secos e com coceira. Essas irritações podem indicar um quadro de conjuntivite, muito comum nessa época do ano. Procure orientação médica e use óculos escuros, para não ficar tão sensível à luminosidade.


- Proteja os ouvidos do vento frio para evitar otite (dor de ouvido) e consulte um otorrinolaringologista para que ele prescreva a medicação correta. Não tome remédio por conta própria.


- Use umidificador para repor a umidade do ar quando o clima está seco Esses aparelhos repõem a umidade relativa do ar para os níveis ideais (de 45% a 65%. O mínimo aceitável é de 30%).

Depois de todos esses cuidados, que tal um banho de sauna com ervas aromáticas antes de dormir? Ajuda a desintoxicar e aquecer o corpo para um sono profundo e repousante.

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