top of page
Foto do escritorAngélica Soller

O sistema respiratório pede socorro!


Frio, calor, poluição, queimadas, fuligem, baixa umidade do ar... deu a louca no meio ambiente! E quem mais sofre com esse quadro sinistro é o sistema respiratório, que não resiste a um desconforto generalizado. Os consultórios médicos e as Unidades de Pronto Atendimento estão lotados de pacientes com rinite, sinusite, dor de garganta, tosse, covid, influenza, asma, bronquite, e até pneumonia- em casos mais graves - em busca de um alívio para o seu problema. Lembrando ainda que estamos em setembro, início da primavera. A estação chega com sua beleza, aroma e colorido, mas traz também o pólen, aquele pozinho que se desprende das flores e se espalha pelo ar, causando alguns transtornos para aqueles que têm alergias respiratórias.

 

Cenário como esse, merece um olhar muito atencioso para a saúde, a fim de que os eventuais problemas não se agravem, já que as previsões meteorológicas não são das melhores.  Por isso, é muito importante buscar atendimento médico e aliar as orientações e os medicamentos prescritos a algumas práticas diárias para atenuar o mal-estar provocado por esse desequilíbrio do ecossistema.

 

Confira aqui as dicas de saúde da Clínica L’Organi:

 

- Não tome remédio por conta própria e seja disciplinado nas dosagens e horários prescritos pelo médico.

 

- Para fortalecer o sistema imunológico, alimente-se bem. Inclua no cardápio produtos ricos em vitamina C, tais como frutas (acerola, caju, goiaba, tangerina, manga, morango, abacaxi, laranja, kiwi, limão) e vegetais folhosos verdes (espinafre, agrião, rúcula, pimentão e brócolis). 

 

-Tome bastante líquido durante o dia (pelo menos 2 litros), mesmo se não sentir sede. Água, chás, água de coco, sucos naturais ajudam a hidratar o organismo.

 

- Utilize um aplicador para pingar a solução salina (soro fisiológico) nas narinas e nos olhos várias vezes por dia, e, assim, preservá-los limpos e lubrificados, aliviando as alergias respiratórias. Prefira as embalagens em “flaconetes”, pois os frascos maiores, depois de abertos, tendem a perder a validade em até 15 dias.

 

- Se a umidade do ar estiver baixa (abaixo de 30%) o umidificador ajuda muito a elevar esse índice para a casa dos 45 a 65% (considerado ideal), tornando o ambiente mais saudável. Utilize o umidificador portátil quando estiver no carro. O aparelho pode ser usado junto com o ar condicionado.

 

- A inalação também costuma ser muito útil para fluidificar, hidratar e limpar as vias respiratórias, facilitando a eliminação de secreções, levando a medicação até os brônquios. O processo de inalação traz alívio imediato e, se usado de acordo com orientação médica, é preventivo de doenças mais sérias como a bronquite.

 

- A pele também resseca e apresenta mais impurezas quando o tempo está seco e poluído. Por isso, limpe bem a face com produtos específicos e aplique o hidratante e o protetor solar diariamente, mesmo se não for sair de casa. Após o banho, use um creme corporal em todo o corpo e lembre-se de hidratar muito bem as mãos, principalmente após o uso contínuo de álcool gel.

 

- Se estiver com sintomas gripais, use a máscara em locais fechados, em transporte público e evite aglomerações.

 

- Mantenha atualizadas as doses das vacinas para covid e influenza. E para os 60+, tomem também a vacina que protege contra a pneumonia.

 

Nesse período climático tão caótico, faça a sua parte para preservar a sua saúde e qualidade de vida. Cuide-se bem e proteja-se!


e necessário, agende uma consulta clicando no link wa.me/5511950435522


Clínica L'Organi

Medicina & Estética

📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760

Campo Belo – São Paulo

(11) 5533-5522

(11) 95043-5522


 

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page