top of page

Novembro azul: mês dedicado à saúde masculina


Os números são alarmantes. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 68.220 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados este ano no Brasil; a cada dia, 42 homens morrem em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões deles vivem com a enfermidade. O tumor de próstata é a segunda causa de óbito oncológico no sexo masculino (o câncer de pele está na frente) e, apesar dos avanços terapêuticos e do aumento das campanhas de esclarecimento, ainda assim muitos pacientes com câncer de próstata morrem devido à doença. Para alertar sobre este sério problema de saúde masculina, o Novembro Azul é o mês voltado à conscientização das doenças que acometem o homem, principalmente quanto à prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. Se detectado no início, as chances de cura são de 90%.


A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga e na frente do reto e uretra. Pequenas alterações nas células dessa glândula podem configurar o câncer, em menor ou maior grau. Daí a necessidade de exames anuais a partir dos 50 anos ou, 45 anos, caso haja histórico da doença na família ou se for da raça negra, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Urologia.


No início, a doença costuma ser assintomática. Em estágios mais avançados, pode causar dificuldade e dor para urinar, além de apresentar sangue na urina e desconforto na região abdominal e nas costas.


O exame clínico (toque retal) e de sangue (dosagem do PSA) são os mais comuns para se chegar ao diagnóstico. A confirmação se dá após a biópsia, removendo-se uma amostra da próstata para análise.


O tratamento é feito por meio de cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia ou combinando-se um ou outro desses procedimentos.


Não adie a visita ao médico urologista e faça os exames recomendados.

Deixe de lado o medo e o preconceito e cuide-se.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page