top of page
Foto do escritorAngélica Soller

Não negligencie a tosse persistente



“E essa tosse que não acaba nunca?”


Está aí uma constatação que hoje em dia faz parte da rotina de muitas pessoas. A tosse refratária, que não cessa durante e pós doenças como covid, influenza, bronquite, sinusite, asma, refluxo, pneumonia, alergia respiratória, tuberculose entre outras, merece ser investigada por um otorrinolaringologista. Tossir sem parar é desagradável em qualquer ambiente e incomoda não só a própria pessoa como também os que estão ao redor. E não é somente pelo barulho que emite, mas também por exalar gotículas que podem estar contaminadas por vírus ou bactérias.

A tosse pode ser seca, com a presença de muco ou sangue, ou apenas um pigarro intermitente. Pode ainda provocar coceira, inchaço e dor na garganta e esse quadro costuma piorar a noite, afetando a qualidade do sono e a fadiga no dia seguinte.


Durante a consulta, o otorrino fará uma anamnese com o paciente para verificar se há outros sintomas associados à tosse (febre, chiado e dor no peito, rouquidão etc.). Se necessário,  alguns exames complementares também são solicitados como o nasofibrolaringoscopia (examina a garganta e vias respiratórias), função pulmonar, testes alérgicos e de refluxo gastroesofágico e exame de sangue. Dependendo do diagnóstico, o médico vai ministrar medicamentos para expectorar, antialérgicos ou até mesmo prescrever antibióticos específicos. Recorrer às sessões de fisioterapia respiratória também pode ser uma importante conduta coadjuvante para melhorar o quadro.

 

Algumas recomendações devem ser priorizadas a fim de aliviar o desconforto da tosse:


- use umidificador de ambiente para melhorar a qualidade do ar;


- faça inalação periódica com soro fisiológico ou medicamentos que auxiliem na eliminação de secreções e mantenha as mucosas hidratadas;


- consuma alimentos quentes, como sopas e chás; 


- utilize ingredientes com ação anti-inflamatória, como mel, limão e alho.


- beba bastante água para hidratar as vias aéreas;


- evite locais com ar-condicionado;


- ao dormir, mantenha a cabeça um pouco mais elevada, com travesseiros mais altos;


- limpe bem os ambientes e fique longe de locais com poeira, ácaros, fumaça e pelos de animais;


- para evitar o refluxo, opte por refeições mais leves de noite e espere pelo menos duas horas antes de se deitar.


Se a crise de tosse é persistente, use máscara em ambientes fechados, transporte público, unidades médicas e hospitalares e quando estiver muito próximo de outras pessoas. Além de ser mais higiênico, evita a transmissão de doenças.


E, muito importante: não tome medicamento por conta própria e nem leve em conta as tais “receitas milagrosas” divulgadas na internet. Consulte o otorrinolaringologista  para o tratamento adequado e com eficácia comprovada.


Se necessário, agende uma consulta clicando no link wa.me/5511950435522


Clínica L'Organi

Medicina & Estética

📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760

Campo Belo – São Paulo

(11) 5533-5522

(11) 95043-5522

 

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Otosclerose

Comments


bottom of page