O aumento de casos de gripe e resfriados durante o outono e inverno é muito comum, e não é raro observar os hospitais e Pronto-Socorro lotados de pessoas em busca de tratamento. A gripe H1N1, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, embora tenha os sintomas muito parecidos com os da gripe comum, provoca complicações muito mais graves para a saúde e, por isso, merece o máximo de cuidado.
De acordo com informações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), o vírus H1N1 foi descoberto inicialmente em porcos (daí o nome de gripe suína), mas sofreu mutações, passando a ameaçar os seres humanos, espalhando-se pelo mundo e afetando pessoas de todas as idades.
Sua forma de transmissão é semelhante à da gripe comum, por meio de secreções respiratórias, saliva, tosse, espirro, tornando-se uma doença altamente contagiosa. Ao ser infectada, os sintomas da gripe H1N1 começam a aparecer no período de um a quatro dias.
Sintomas:
Fique atento caso ocorra esses sinais no seu organismo, e procure imediatamente um médico:
Febre alta
Tosse
Dor de cabeça
Dores musculares
Falta de ar
Espirros
Dor na garganta
Fraqueza
Coriza
Congestão nasal
Náuseas e vômitos
Diarreia.
Prevenção:
Alguns cuidados práticos do dia-a-dia são fundamentais prevenir a gripe H1N1. Siga as orientações:
Evite manter contato muito próximo com pessoas infectadas. Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca.Carregue sempre frasco de álcool-gel (na bolsa, no carro) para esterilizar as mãos.Mantenha hábitos saudáveis, alimentando-se de verduras e fruta e beba muita água.Não compartilhe utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros).As máscaras de proteção (aquelas que protegem nariz e boca) podem ser utilizadas, caso haja contato com pessoas infectadas.Evite os locais fechados ou com grandes aglomerações Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina contra a gripe H1N1, já disponível na rede de saúde.
Tratamento:
A maioria dos casos de gripe H1N1 consegue ser tratado sem a necessidade de internação hospitalar. Ao ser diagnosticado com essa doença, permaneça em casa, em repouso, afaste-se temporariamente do trabalho ou da escola, e evite os locais com grande número de pessoas.
Uma das mais sérias complicações da gripe H1N1 é a crise de insuficiência respiratória, que pode levar o paciente a óbito, caso não seja tratado com urgência. Quando ocorre esses episódios, é fundamental fazer uso de inaladores domésticos, evitando assim a locomoção até os postos de saúde, local com grande acúmulo de pessoas doentes, o que pode facilitar o contágio.
Mais informações ou precisando agendar uma consulta com otorrinolaringologista, basta enviar um WhatsApp clicando no link: http://bit.ly/2J3addm
Clínica L'Organi Medicina & Estética 📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo – São Paulo (estacionamento em frente) (11) 95043-5522 (11) 5533-5522
コメント