Deixe o coração bater mais forte com cuidados rotineiros.


Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as mortes por doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% dos óbitos no mundo. Entre as principais causas estão a hipertensão arterial e a obesidade, patologias que podem ser controladas, não só com medicamentos, mas com a prática de hábitos muito simples e saudáveis que devem ser incorporados na rotina de quem se preocupa com a saúde e bem-estar. Preste atenção como está o seu dia-a-dia e programe-se para melhorar ainda mais.

- Estresse e ansiedade são grandes vilões que atacam o coração, aumentando as taxas de colesterol. Exercícios de relaxamento e meditação ajudam muito a enfrentar os problemas com mais serenidade e autocontrole.


- Durma bem. Ter um sono reparador é fundamental para a saúde física e mental. Noites de insônia provocam, na manhã seguinte, sonolência, distração, queda de produtividade e podem levar a sérios riscos de acidentes.


- Na alimentação, opte por cozinhar com óleos vegetais (soja, girassol, canola, milho) e azeite de oliva, que são muito indicados para reduzir os índices do mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL).


- Reduza o consumo de carne vermelha para até três vezes por semana, principalmente se o alimento apresentar aquela “capa” de gordura, rica em colesterol. Alterne com outros tipos de cardápio, utilizando peixes e aves, por exemplo.


- Inclua vegetais na dieta. O ácido glutâmico, aminoácido presente nas proteínas de origem vegetal, ajudam a controlar a pressão arterial.

- Modere na adição de sal nos alimentos. Pesquisas científicas comprovam que existe uma relação direta entre o consumo de sódio e a hipertensão arterial. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal por dia (uma colher de sopa), sendo que o recomendado é de até 6 gramas (uma colher de chá). Portanto, na hora das refeições, deixe o saleiro de lado.


- Vitamina D é essencial para evitar problemas de hipertensão. Este nutriente pode ser encontrado na manteiga, gema de ovo, fígado, mas a sua absorção no organismo se dá principalmente com a exposição à luz solar. Apenas 15 minutos por dia já é o suficiente para metabolizar a Vitamina D, favorecendo ainda o fortalecimento dos ossos.


- Tomar vinho também é indicado na luta contra o colesterol. De preferência os vinhos tintos, que contém a substância Resveratrol, ativo antioxidante e que protege o coração. Mas sem exageros. Uma taça por dia, para não sobrecarregar o fígado por conta do teor alcoólico.<