Cigarro eletrônico também vicia.


Não raro encontramos alguém que decidiu parar de fumar e trocou o cigarro convencional pelo eletrônico, achando que, essa substituição, seria suficiente para libertá-lo do vício. Puro engano. Já está provado que os cigarros eletrônicos ou “vaping”, como também são conhecidos, além de causarem dependência química, também provocam lesões pulmonares e doenças respiratórias, facilmente confundidas com influenza, asma e pneumonia.


Mas o que é o cigarro eletrônico e como ele age no organismo? É um dispositivo alimentado por uma bateria, contendo um refil onde é armazenada a nicotina líquida, associada com aditivos como o THC (substância derivada da maconha, com efeitos psicoativos) e aromatizantes. A diferença do cigarro comum (onde a fumaça é inalada), o “vaping” funciona por nebulização, ou seja, a nicotina transforma-se em vapor ao ser tragada, chegando até os pulmões.


O risco ao se adotar o cigarro eletrônico, no entanto, é muito sério, pois a nicotina é considerada a droga que mais vicia, numa velocidade muito rápida. As crises de abstinência podem levar às doenças cardiovasculares e até ao óbito.


Estudos científicos revelaram que os usuários de cigarro eletrônico têm menos chances de parar de fumar, justamente por conta da dependência que a nicotina provoca no organismo, fazendo com que o fumante consuma essa substância em quantidades cada vez maiores.


Nesse sentido, a recomendação é estimular o usuário a largar o vício definitivamente. Trocar o cigarro convencional pelo eletrônico é como se diz no ditado popular: “é o mesmo que substituir o seis por meia dúzia”. Por isso, não caia nessa.


Os cigarros eletrônicos existem há mais de uma década e é muito comum nos Estados Unidos, principalmente entre os jovens. No Brasil, a Anvisa proíbe a sua comercialização, fazendo com que os brasileiros adquiram o produto ilegalmente, sem o menor critério quanto à procedência.

Cuidado. Sua saúde vale muito mais!

7 visualizações

Agende sua consulta

  • Facebook - Otorrino Campo Belo
  • Instagram - Otorrino Campo Belo
logo whatsapp.png

R. Antônio de Macedo Soares, 1760

 Campo Belo - São Paulo - SP

Telefone: (11) 5533-5522

WhatsApp: (11) 95043-5522

Visite também nosso site de

Estética e Emagrecimento

Logo_LOrgani_estética.png

©Criado por naLATA.net