A Pneumonia está solta
- Angélica Soller
- 16 de mai.
- 2 min de leitura

Febre alta persistente, tosse, dificuldade para respirar, fraqueza, falta de apetite, dor no peito e um mal-estar generalizado são alguns sintomas mais comuns da Pneumonia, doença que ataca os pulmões e ocorre com muita frequência em crianças e idosos, principalmente nessa época do ano, onde há instabilidade climática (um dia frio, outro calor) e baixa umidade do ar.
Essa infecção pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias, desencadeada por vários fatores de risco (cigarro, álcool, ar-condicionado, resfriados mal cuidados, mudanças bruscas de temperatura etc.), deixando o organismo mais vulnerável a infecções, interferindo no sistema imunológico. Caso esses sinais se prolonguem por mais de dois dias, é fundamental procurar atendimento médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento rapidamente. Com a avaliação clínica e a radiografia do tórax é possível atestar a infecção e a sua extensão. Exames de sangue também são solicitados, a fim de identificar o agente causador da Pneumonia.
O tratamento é feito com base nas causas da doença. Se for bacteriana, serão prescritos antibióticos, que podem ser administrados via oral, ou em condições mais graves, por via venosa, sendo necessária a internação hospitalar. Geralmente o efeito do ciclo completo do medicamento ocorre no período de 7 a 10 dias. Para a Pneumonia viral, são administrados fármacos que aliviam a febre e a dor, ou antivirais. O paciente deve fazer repouso durante todo o tratamento.
Além do descanso, é importante que o paciente se hidrate muito bem para evitar a desidratação. Outra recomendação bastante útil é a inalação. Esse procedimento ajuda a fluidificar as secreções e a lubrificar as vias respiratórias e, desta forma, facilitar a respiração.
Algumas medidas rotineiras contribuem para prevenir a Pneumonia. Confira:
- mantenha atualizado o calendário de vacinação da gripe Influenza e anti- pneumococo (a vacina para combater a Pneumonia é indicada para crianças até 5 anos, idosos 60 + ou pessoas que tenham uma condição de saúde suscetível à doença);
- o aleitamento materno é muito importante, pois este leite contém anticorpos que protegem o bebê contra diversas infecções;
- evite a exposição à fumaça de cigarro e à poluição;
- higienize as mãos, lavando- as frequentemente a aplicando álcool gel para evitar a propagação de vírus e bactérias;
- alimente-se adequadamente;
- fique longe de aglomerações e não permaneça em ambientes fechados, especialmente em épocas de maior circulação de vírus respiratórios.
Aos primeiros sintomas da Pneumonia, consulte um médico urgente para que a doença não avance para quadros mais sérios. E nunca tome medicamentos por conta própria. A automedicação compromete a saúde e pode provocar danos maiores ao organismo.
📍 Agende sua consulta:
Clínica L’Organi
Campo Belo, SP
Comments