É C0VID, gripe ou os dois? Fique atento e faça o teste se apresentar sintomas.


O ano de 2022 infelizmente chega com um triste cenário, que requer muita atenção e cuidados para se prevenir das infecções do Coronavirus - agora com o avanço da variante Ômicron- e da Influenza (H3N2). A dupla epidemia tem lotado as unidades de saúde para a testagem e, se confirmadas uma ou outra doença, ou até as duas simultaneamente, o tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível.

Os sintomas da síndrome gripal - que inclui a Covid- são muito semelhantes, sendo os mais comuns a tosse, dor de garganta, febre, espirros, coriza, dor no corpo e falta de ar, causando uma certa confusão no diagnóstico. Tanto a Covid como a H3N2 são infecções virais, contagiosas e transmitidas da mesma maneira. O isolamento, o uso de máscara, a higiene das mãos, o distanciamento social e a aplicação de álcool gel 70% ao tocar em superfícies, objetos e dinheiro são comportamentos fundamentais para evitar a contaminação e se prevenir.

É essencial lembrar que todos os imunizantes disponíveis no Brasil para a Covid e H3N2 são seguros e eficientes e devem ser tomados, inclusive com a dose de reforço (a da Covid), após 4 meses da última aplicação. Já está provado que as vacinas contribuem muito para que, em caso de infecção, reinfecção e coinfecção, os sintomas sejam menos agressivos, com menor gravidade e sem grandes complicações futuras.

Porém, não é necessário correr para o Posto de Saúde se não perceber sintoma nenhum, apenas para se certificar de que está negativado. Essas unidades estão lotadas, com enormes filas, favorecendo o contágio. Apenas se acordou indisposto, com febre e outros sintomas do quadro gripal, aí sim, não tente “adivinhar” o que está se passando e faça o teste. Se resultar positivo, não se desespere e nem entre em pânico. Siga o tratamento sob a orientação médica e fique isolado por 10 dias (Covid) e 7 dias (Influenza). Se ainda assim continuar manifestando sintomas, mantenha o isolamento por mais tempo, até desaparecer o mal-estar por completo.

Combata a “Flurona” (Influenza +Covid) como está sendo denominada, com medicação adequada, repouso e respeitando os protocolos de prevenção exigidos: usar máscara, higienizar as mãos com álcool gel e manter o distanciamento social.


Precisando, agende sua consulta, presencial ou à distância:

(11)95043-5522 clique no link http://bit.ly/2J3addm



Clínica L'Organi 📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo – São Paulo (11) 5533-5522 (11) 95043-5522



79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo